Especialidades | Ameve
top of page

Especialidades

oncologia_veterinaria.png

ONCOLOGIA

Câncer é uma das principais causas de morte dos animais domésticos e por muito tempo associou-se a doença com morte ou eutanásia. A expectativa de vida tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, assim como a ocorrência da doença, mas os recursos para diagnóstico e tratamento também têm evoluído bastante. Novos tratamentos têm sido disponibilizados para animais (quimioterapia, criocirurgia, cirurgia reconstrutiva, terapia fotodinâmica, eletroquimioterapia, só para citar alguns).
O diagnóstico precoce é o grande aliado na luta contra a doença. Diagnósticos precoces, exames complementares para se verificar a existência de focos da doença em diferentes localizações (as temidas metástases) e exames de ordem geral para checar a saúde do animal são essenciais para que possamos encontrar meios de promover a cura ou ao menos o controle da doença e promover qualidade de vida.

CONSULTA ONCOLÓGICA

â€‹É necessária a avaliação minuciosa do paciente, sua história e avaliação dos exames subsidiários para elaboração do melhor plano para tratamento.
Nem sempre a cura é possível, porém podemos obter o controle da doença, mantendo-se a qualidade de vida do paciente.
Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura ou controle.

consulta_oncologica_veterinaria_ameve_sao_carlos.png
Yorkshire Terrier at the Vet

ELETROQUIMIOTERAPIA

A eletroquimioterapia (EQT) é um tratamento que associa a quimioterapia a pulsos elétricos. Através da eletroporação da membrana citoplasmática por meio de pulsos elétricos, há a potencialização do efeito dos quimioterápicos no local da aplicação. Dessa maneira há redução de danos aos tecidos sadios e menor ocorrência de efeitos colaterais decorrentes do tratamento com quimioterapia convencional. Pode ser utilizada para pacientes idosos e com comorbidades, desde que sejam passíveis de passar por procedimento anestésico (cada caso é avaliado cuidadosamente).
É indicada para tumores localizados em regiões anatômicas de difícil acesso, onde não haja possibilidade de se obter margem cirúrgica adequada (livre de células malignas).
Tem sido amplamente utilizado em carcinoma de células escamosas que atingem pálpebras, narinas e orelhas, principalmente dos gatos brancos e região abdominal dos Pitbulls, em tumores perianais, mastocitomas, sarcomas e tb em tumores de cavidade oral, inclusive nos melanomas.
Uma indicação importantíssima da EQT é a aplicação nos locais onde a retirada cirúrgica sabidamente não terá condições de remover o tecido tumoral com total segurança. Daí procede-se a aplicação no local da cirurgia, após o cirurgião retirar o tumor. Após a aplicação, o cirurgião fecha normalmente a ferida cirúrgica, não havendo prejuízo ao processo de cicatrização. Dessa maneira há menor taxa de recidiva local do tumor.
A associação da remoção cirúrgica + eletroquimioterapia é indicada para quaisquer tipos de tumor em que não seja possível obter margem cirúrgica livre somente com a cirurgia.
Cada caso é analisado cuidadosamente, já que são muitos os critérios para o uso correto da técnica, visando a cura ou controle da doença.

CRIOCIRURGIA

​Consiste em promover o congelamento dos tumores, utilizando-se nitrogênio líquido, indicada para tumores de pequeno tamanho e superficiais.

Dalmatian Dog

QUIMIOTERAPIA

​Tratamento de eleição para tumores hematopoiéticos (leucemias, linfomas, etc), nos casos em que a remoção dos tumores por meio de cirurgia não é efetiva, quando há risco de metástases ou para promover o controle da doença. Cada caso é analisado minuciosamente.

bottom of page